terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Democratizar o Sindicato com a implantação dos Comitês Sindicais de Empresas

Uma das principais bandeiras de luta da Oposição Metalúrgica da CUT em São José dos Campos é democratizar o Sindicato e a representação dos trabalhadores com a implantação dos CSEs (Comitês Sindicais de Empresa).

Os Comitês Sindicais aprofundam a democracia e fortalecem a luta dos trabalhadores, com um Sindicato forte e independente, presente no chão de fábrica. O modelo sindical dos CSEs já deu certo em Sindicatos como o do ABC e de Sorocaba, e em 2007 o modelo foi implantado no Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e já apresenta resultados muito positivos.

Em Taubaté, o número de dirigentes sindicais aumentou de 36 para 96, garantindo representação dos trabalhadores em empresas que antes não tinham a presença do Sindicato no chão de fábrica com um dirigente.

A Oposição Metalúrgica entende que o modelo dos Comitês Sindicais de Empresa representam uma oportunidade de democratização para o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. A presença do Comitê Sindical no chão de fábrica evita que aconteçam casos como o da Schrader em Jacareí, no qual os trabalhadores estavam na mão do patrão, sem ter quem os defendesse, e acabaram tendo que ceder já que o Sindicato se fez omisso mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos dias 11 e 12 de março, vote Chapa 2! Agradecemos o contato.